domingo, 25 de setembro de 2011

POUCAS TOMADAS: O QUE FAZER? - Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Autor: Edson Martinho
Data: 23/09/2011

É muito comum encontrarmos casas e escritórios com poucas tomadas para ligar a quantidade de equipamentos que temos hoje em dia. Isto acontece por dois fatores, o primeiro é que o imóvel é antigo e a instalação elétrica nunca foi revisada, então todo o projeto é pensado para a época, onde eram poucos os eletrodomésticos; o segundo fator é a falta de comprometimento e, principalmente, de competência dos profissionais que projetam ou instalam poucos pontos de conexão, apesar de existir um número de tomadas por área definidos na NBR5410, somente para “economizar”. Este fator gera o uso de uma solução perigosa, o Benjamin ou TE e extensões, ou “filtros de linha”, já que a maioria das pessoas que compra um imóvel, não exige que a construtora ou o proprietário entregue a instalação elétrica de acordo com a norma. O uso destes artifícios acarreta em uma sobrecarga na instalação que, muitas vezes, é o início de um incêndio. Isto porque quando se tem uma tomada, esta é pensada para suportar uma determinada carga (normalmente estabelecido em corrente ou potência) e quando se instala os dispositivos que aumentam o número de tomadas, este passa a ter maior disponibilidade de pontos, e suscita as pessoas a instalarem mais equipamentos, ultrapassando assim a capacidade da tomada. Quando há a ultrapassagem da potência permitida, o aquecimento dos condutores inicia, e deve ser interrompido em tempo hábil pelo dispositivo de proteção, que pode ser o disjuntor ou o fusível. Pois bem, até agora o que eu disse é ainda seguro, pois um dispositivo protege o sobreaquecimento dos condutores desligando a energia que circula por ele. O problema seguinte é que nem sempre este dispositivo está em consonância com o cabo ou possui uma capacidade maior devido aos vários pontos que protege. Neste caso, o aquecimento dos condutores pode ser elevado e iniciar um incêndio. Este é um resumo bem simples do que acontece. Mas e a resposta para a pergunta deste tema? Pois bem, o que fazer é simples. Projete a instalação elétrica, dimensionando para o número suficiente das tomadas que vai precisar ou que está previsto em norma. Modifique a instalação adequando os condutores, o número de tomadas (pode instalar mais de uma tomada na mesma caixa), faça a coordenação dos condutores com os dispositivos de proteção e pronto. Este procedimento é para que você tenha a sua instalação elétrica segura. Boa sorte!

Edson Martinho é Engenheiro Eletricista com graduaçãoem Marketing e Docênciado Ensino Superior, é diretor executivo da ABRACOPEL e consultor de empresas.

5 comentários:

  1. Esse tipo de cobrança deve ser feita primeiramente nos profissionais responsáveis, porque a grande maioria da população nem sabe o que é eletricidade!! Só que tem que colocar dois fios na tomada e pronto!!
    A única maneira de corrigir isso é começando pelo novos profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Deve-se partir do ponto que a população é leiga, assim o primeiro passo à ser dado deve partir de profissionais, pois eles sim têm conhecimento para realização de tal serviço dentro das normas!

    ALANA MACRUZ 2 EDI A

    ResponderExcluir
  3. Muitos se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas para economizar na parte elétrica da construção,para isso não acontecer a população deveria saber o básico em elétrica e cobrar elas mesmas,enquanto isso não acontecer essa falha continuará por um longo tempo...

    Anderson Lima Solares 2°EDI A

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber de um engenheiro elétrico o que deve ser feito para instalações corretas. Mas quem compra um apartamento por exemplo, não sabe o que é correto e talvez nem saiba ainda que aparelhos serão usados e adiquiridos para seu conforto. Portanto, acho que isso deve ser pensado por profissionais da área, lembrando de tomadas básicas, acrescidas de uma ou duas a mais, em cada comodo.


    GILBERTO N° 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  5. Acho que é um contexto de tudo, falta de conhecimento de quem tem ou vai adiquirir um imóvel, não sabendo das normas, dai acaba levando nisso, um monte de aparelhos em apenas uma tomada e tb dos profissionais porcos que fazem esse serviço sabendo que tem que estar dentro de normas, é......as construtoras só querem lucrar com economia.

    José Carlos Pereira Ferreira Junior 2°EDI A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.