quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Geodireito - Opinião: Postes, uma barreira para expansão da banda larga no Brasil

Geodireito - Opinião: Postes, uma barreira para expansão da banda larga no Brasil

Distribuidoras de energia elétrica cobram altos valores para permitir o compartilhamento de postes. Concessionárias de rodovias cobram – a título de direito de passagem – montantes várias vezes maiores que os cobrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que, por sua vez já são elevadíssimos. As concessionárias de ferrovias cobram valores expressivos para que cabos de fibra óptica cruzem suas linhas. Todas entendem ter direito à livre cobrança, com base nos seus próprios critérios, sob o argumento de liberdade de contratação e necessidade de aumentar a arrecadação para assegurar a “modicidade tarifária da energia elétrica, dos pedágios e das tarifas ferroviárias”.

Por outro lado, empresas de telecomunicações que estão investindo em expansão de redes de fibra óptica no país encontram grandes dificuldades para ter acesso aos postes e para firmar contratos de direitos de passagem. Para operadores de telecomunicações este é um custo alto e por vezes limitação intransponível para expansão de redes.

Um caso para ação de Política Pública

Um grupo interministerial – reunindo especialistas em telecomunicações, transportes e distribuição de energia elétrica – poderia analisar a questão tendo por base planilhas de receitas e despesas de cada setor, e definir os níveis adequados de subsídios intersetoriais que maximizam o bem estar social. Ou, pode-se concluir serem desnecessários tais subsídios e cada qual deve arcar com os custos marginais gerados com o compartilhamento da infraestrutura pública, como é o caso de postes utilizados por concessionárias de energia ou o leito de estradas.

7 comentários:

  1. A melhor solução seria os subterrâneos porem, será que as empresas fornecedoras estão preparadas, principalmente quando se trata em manutenção, ou senão deixar acontecer o que esta acontecendo no Rio de Janeiro com a LITHG?

    Weslley Alves
    2º edi B

    ResponderExcluir
  2. Sou da mesma opinião, Deveria ser tudo subterrâneo, mas não é interessante para as concessionárias, devido ao alto custo tanto de instalação quanto de manutenção, e o melhor de tudo, faria uma limpesa na poluição visual, a cidade ficaria muito mais limpa

    José Carlos P. F. Jr. 2°EDI A

    ResponderExcluir
  3. Deveria existir uma tabela de preço e uniformemente padronizado, e tb que todos esses valores fossem de fácil acesso a todos, certamente as concessionárias não iriam elevar tanto assim os valores, isso não passa de robalheira danada.

    ResponderExcluir
  4. Concessionárias exploram à todo tipo de consumidor. Fato!! Por isso nosso país não cresce o tanto poderia crescer.

    ALANA MACRUZ 2 EDI A

    ResponderExcluir
  5. Para acabar com esse abuso o governo deveria estabelecer um valor de maximo de cobrança de serviços para que tenhamos uma acessibilidade maior e preço justo.

    Anderson Lima Solares 2°EDI A

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que deve haver a cobrança, afim de dividir os custos e diminuir a poluição visual que os postes e outros trazem. Mas precisa ter coerencia para que as divisões dessas cobranças não seja prejudicial a nenhuma das partes.


    GILBERTO Nº 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  7. Deveriam criar uma tabela com preços máximos a serem pagos, desse modo as concessionárias não exagerariam tanto nos preços .
    Lucas Lacerda 1 EDI A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.