segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Três temas e uma só pergunta: nossas instalações elétricas estão adequadas? 2ª parte

Três temas e uma só pergunta: nossas instalações elétricas estão adequadas? 2ª parte

Leia os textos e faça comentários.

13 comentários:

  1. Ao falar de acessibilidade em uma edificação temos de imediato a ideia de uma casa com a estrutura adaptada. Ao citar a parte elétrica nos causa certa estranheza. Mas se pensarmos conforme mencionado no artigo, que ações cotidianas como acender/desligar podem ser um obstáculo na vida de um deficiente, ai sim teremos noção de quanto uma “simples” instalação elétrica juntamente com uma automação residencial pode tornar a vida do deficiente mais simples.

    ALANA MACRUZ 2º EDI A

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA
    Infelizmente, falta muito pra mudar esse cenário aqui no Brasil, onde somente é visado a questão de reduzir custos. Não precisa nem ter necessidades especiais, quem já não teve problemas em ligar um interruptor? É claro que esse tipo de pensamento é por si só errôneo, e cabe a nós da área da construção civil começar a mudar isso, quando iniciarmos tais mudanças essas farão a diferença! Faça sua parte!

    Clayton Coelho 2° EDI A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que só pelo fato de o tema ser abordado em artigos como esse, deve alertar profissionais da área e principalmente aqueles que estão por vir, como é o meu caso e dos meus colegas de curso. Um fato que me chama muita atenção é que a automação em instalações, pode ser bastante viável, não só para portadores de deficiência, mas também para pessoas comuns, facilitando e colaborando para a sustentabilidade.


    Gilberto Ribeiro nº 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quando se fala de acessibilidade é complicado pois há vários ponto de vista(é claro que todos chegam em que é necessário mudar, mas as pessoas que geralmente tomam as decisões só estão preocupados com os lucros e não com segurança!!
    Até que as mesmas tomem consciência de seus atos, não ira mudar!!


    Gabriel Lacerda 2º EDI A

    ResponderExcluir
  7. O texto por si só já e muito completo e conciso, acredito que temas com a acessibilidade não podem ser mais visto como triviais, são essenciais como o teto de uma residência, como o autor mesmo disse ela não abrange só deficientes e . idosos como muitos pensam, acho q a melhor solução técnica pra isso e a desmistificação que automação residencial básica e cara, trabalho com importação de materiais eletrônicos e posso dizer que um sensor de presença custa o mesmo muito interruptor no mercado, o proprietário gasta com uma churrasqueira, mais um sensor pra q sua filha ou sua avó tenho maior comodidade no lar ele não pensa, e ainda muitos profissionais que não se atualizam acabam não oferecendo tais soluções.
    Leonardo Jorge 2-Edi-A nº26

    ResponderExcluir
  8. Acessibilidade é tornar o meio fácil, rácional e otimizado para o uso de todos; isto é um desafio muito interessante para os projetistas e construtores de novas edificações, fazer valer o princípio da inclusão.

    Paulo Pena - 2º Edi - A

    ResponderExcluir
  9. Acessibilidade é um tema de extrema importância nos dias atuais e todos precisam sentir-se bem e à vontade em seus lares. Automação residencial geralmente é um tema direcionado às pessoas com poder aquisitivo mais elevado, mas deve-se levar em consideração as pessoas portadoras de necessidades especiais, objetivando facilitar a vida das mesmas, mesmo que isso signifique encarecer um pouco mais a edificação!
    O que para nós pode parecer um simples ato de acender ou apagar a luz, para elas pode ser uma grande luta!

    Priscila Godoy - 2º EDI B

    ResponderExcluir
  10. A principio achei que estava tudo ok,mas entermo de acessibilidade muita coisa tem que mudar!

    ResponderExcluir
  11. Acessibilidade é uma questão que hoje deve ser tratada como prioridade, pois assim poderemos permitir o uso mais facilitado e comodo para todos, sem interferir para as pessoas comuns, mas ajudando as pessoas deficientes e com mobilidade reduzida, pena que aplicar isso à todas as obras ainda é caro e gera mais custos, mas tenho esperança de que isso se torne mais acessível e comum para toda a população.
    Ícaro Andrade Nº19 2ºEDI A

    ResponderExcluir
  12. A ACESSIBILIDADE PARA ESSAS PESSOAS É UMA GRANDE CONQUISTA PARA ELAS,ROMPENDO AS BARREIRAS DA DESIGUALDADE,TANTO FÍSICAS COMO MENTAIS,POR QUE TODOS SOMOS IGUAIS

    ANDERSON LIMA SOLARES 2°EDI A

    ResponderExcluir
  13. Antigamente não se tinha tanta preocupação quanto a esse assunto, aliás, não se tinha preocupação com muitas coisas, mas as vezes coisas simples em uma contrução ja auxiliam muito a vidas de pessoas com algum déficit motor, por ex: um idoso que não consegue abaixar para ligar algo em um tomada baixa, em uma residencia para um idoso poderia colocar as tomadas em uma altura que um cadeirante ou mesmo uma pessoa com problemas na coluna consiga ligar um aparelho, como na cozinha que as tomadas ficam na metade da parede, sensores de presença, uma forma barata e que auxilia muito, só de uma pessoa com acessibilidade diminuida chegar ao local a luz acende, isso é uma forma simples e barata, claro com o passar do tempo e vista a necessidade que isso representa, os produtos modernos no mercado de contrução se tornará mais barato e acessivel a todos.

    José Carlos P. F. Jr 2EDI A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.