segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conceitos Iniciais

eletricidade (Acordo Ortográfico de 1945: electricidade) (do grego elektron, que significa âmbar) é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento, e por sua interação. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também campos magnéticos.
Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem.
Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. Bons condutores são, na grande maioria, da família dos metais:ouroprata e alumínio, assim como alguns novos materiais, de propriedades físicas alteradas, que conduzem energia com perda mínima, denominados supercondutores. Já, a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha são bons isolantes. Isolantes são materiais que não permitem o fluxo da eletricidade.


Potencial elétrico: Capacidade de um campo eléctrico de realizar trabalho. No SI (Sistema Internacional de Unidades), é medido em volt (V).
Corrente elétrica: Quantidade de carga que ultrapassa determinada secção em um dado intervalo de tempo. No SI, é medido em ampère (A).
Potência elétrica: Quantidade de energia convertida em um dado intervalo de tempo.

Em sistemas elétricos, apotênciainstantânea desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo.
Isto é,
P = I * U
onde é o valor instantâneo da corrente e é o valor instantâneo da tensão. Se está em ampères e em voltsestará em watts.
Potência elétricapode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade



Fonte: http://www.geocities.ws/saladefisica8/eletrodinamica/corrente.html




circuito

Significado de Circuito

s.m. Limite exterior; contorno, circunferência.
Caminho percorrido para atingir um lugar fixo.
Viagem organizada; caminhada: o circuito dos pontos turísticos.
Itinerário fechado de uma prova esportiva: o circuito de Interlagos.
Sucessão de fenômenos periódicos; ciclo.
O que rodeia ou circunda.
Série de condutores elétricos que podem ser percorridos por uma corrente: cortar, restabelecer o circuito.
Circuito fechado, conjunto de condutores elétricos no interior do qual a corrente passa de ponta a ponta.
Fonte: http://www.dicio.com.br/circuito/

O circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons ou os portadores de carga podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar no terminal oposto da mesma fonte.

Um circuito elétrico é constituído basicamente por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito (que pode ser um indutor, capacitor, resistor, diodo, etc.).

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081031160226AA0BnYW



Fonte: http://www.geocities.ws/saladefisica8/eletrodinamica/elementos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.