segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Folha.com - Mercado - Energia eólica já é mais barata que térmica a gás no Brasil - 19/08/2011

Folha.com - Mercado - Energia eólica já é mais barata que térmica a gás no Brasil - 19/08/2011

Leia o texto e faça comentário.

Clique aqui para ler a notícia completa.

19 comentários:

  1. Bom! Possuímos um país extremamente grande, com um vasto litoral e devemos usufruir disso. Assim, podemos deixar de ser dependentes das hidroelétricas e termoelétricas, e passar a usar energia eólica como uma complementação; principalmente em regiões que existe potencial de ventos viáveis para tal fim.

    ALANA MACRUZ 2 º edi A

    ResponderExcluir
  2. Como sempre o consumidor é o último a ser privilegiado com tais benfeitorias!! É preciso sempre renovar e pensar em várias alternativas, energia eólica, pilha de combustível (H2), bombagem hidroelétrica, porém todas possuem suas limitações.

    Clayton Coelho 2ºEDI A

    ResponderExcluir
  3. É bastante interessante e conveniente que o governo esteja buscando novas saídas para a produção de energia elétrica. Essa notícia prova que com o aumento de produção o preço(custo)
    tende a cair, já que diminuiu mais de 50% em dois anos. Só há de se lamentar o fato de o consumidor não se beneficiar de tal vantagem.


    Gilberto Ribeiro nº 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  4. Bom é interessante que pensemos em utilizar a energia eólica como uma das principais fontes, pois as outras energias teoricamente não são limpas pois há um gasto de recursos naturais!!


    Gabriel Lacerda 2º EDI A

    ResponderExcluir
  5. É legal a ideia usar essa fonte energia, pois evitamos muitos desmatamentos e economizamos recursos naturais de forma que possamos deixar um mundo melhor para aqueles que virão.
    Alem de economizar nos gastos.


    Gabriel Lacerda 2º EDI A

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não gostar da "Falha de S.Paulo" rss vou comentar, ta ai tecnologia vai barateando e se tornando acessível pena que não em uma velocidade maior, o Brasil como o mundo tem que rever suas matrizes energéticas, acredito na energia eólica por isso acompanho há um tempo a evolução da mesma mais esse modelo que o Brasil esta implantando aqui já esta por assim dizer ultrapassado talvez por isso a queda do custo.
    http://www.skywindpower.com/ww/index.htm essa empresa americana tem desenvolvido talvez o futuro da energia aeolica que tem em seu pior fator contra o espaço que ocupa pelo que produz; Eles desenvolveram geradores que ficam a mais de 9 kilometros de altura onde as correntes de ar são mais constantes além de serem bem mais baratos de se produzir, mais não sou especialista no assunto para apontar o futuro o que acredito é que a energia que vai salvar o mundo não e a eólica a térmica a solar ou de mares e sim a energia criativa do homem.

    ResponderExcluir
  7. Só complementando professor uma coisa que também venho acompanhando é as redes Smart Grids que já são uma realização em alguns lugares da Europa acho que tão importante como gerar energia e consumi - lá com inteligência e eficiência coloco o link aqui e de um prédio que tem em sua concepção a auto-geração de energia com base na eólica.

    http://www.tecmundo.com.br/3008-smart-grid-a-rede-eletrica-inteligente.htm http://www.gizmodo.com.br/conteudo/edificio-strata-tem-tres-turbinas-para-gerar-energia-eolica/
    Leonardo Jorge 2-Edi-A nº26

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Acho muito inovador e viavel o uso da energia eólica pois nos encontramos em tempos onde tudo esta excasso e a energia é um destes icones ,e com a viabilidade que o território brasileiro é muito lucrativo o uso desta energia!
    Achei interessante tambem a imagem do edificio no início do blog ;é muito interressante saber que um edificio pode gerar sua própia energia economizando muito!


    Joao Paulo 2°edi A

    ResponderExcluir
  11. Está atrasada a geração de energia heolica no Brasil, vez que temos gandes áreas onde as correntes de vento são bem definidas. Mas há esperança, uma vez que o kilowat gerado fica mais barato que o produzidos por outros meios. Mas há vontade politica em investir nesta produção?


    ass: Paulo Pena

    ResponderExcluir
  12. Finalmente vemos as coisas começando a mudar. Com um País tão grande, já passou da hora de usufruirmos do nosso litoral através de uma forma de captação de energia que não agrida a natureza!

    Priscila Godoy - 2º EDI B

    ResponderExcluir
  13. Vamos parar de poluir e promover a energia EOLICA como principal fonte de energia limpa!!!

    ResponderExcluir
  14. Essa noticia só mostra que podemos e devemos aproveitar a grande extensão do nosso litoral e fazer mais uso da energia dos ventos, no nordeste, por causa da grande quantidade de corrente de vento já esta começando à ser aproveitado esse recurso.
    Ícaro Andrade Nº19 2ºEDI A

    ResponderExcluir
  15. A utilização desse meio de obtenção de energia é extremamente sustentável, e deve ser investido bastante nessa técnica!


    Henrique (18) 2° EDI-A

    ResponderExcluir
  16. Sem duvida a energia eólica é uma ótima alternativa porem, para capta-las é um desafio, por exemplo,serra gaucha é de fácil captação pois é alto e tem muita areá verde(livre). para as grandes cidades do pais onde ficaram as torres?
    Weslley Alves 2º Edi B

    ResponderExcluir
  17. A DESCOBERTA DA ENERGIA HEÓLICA NÃO EÉ DE HOJE,MAS COMO É UMA FONTE BARATA DE ENERGIA NÃO CONVÉM PARA AS GRANDES COMPANIAS DE ENERGIA A DISTRIBUIÇÃO PARA A POPULAÇÃO

    ANDERSON LIMA SOLARES 2°EDI A

    ResponderExcluir
  18. Acho plausível o interesse de pessoas para esse tipo de energia gerada através de grande élices, porém o que me vem a mente é, para essa implantação desses aparelhos vc terá que ter um campo bem amplo e totalmente descampado, somente vegetação rasteiras, PREOCUPAÇÃO: o desmatamento, pois perto de grande matas fechadas não irá ter grandes correntezas de ventos, até mesmo por causa do impedimento das arvores, isso me deixa preocupado, por mais que tenha fazendas, terrenos grande em certos lugares do interior, as emprezas iram desmatar para deixar o terreno mais limpo, que certamente irá haver uma maior probabilidade de ter ventos fortes, pois não terá impedimento para o mesmo circular entre os vales, e isso não é bom, deserto? temos!!! em alguns estados, dunas de areia, que bate muitooooo vento, porem as dunas mudam sempre de lugares, o que não é viável, posso estar errado no pensamento, mas de primeiro momento é legal e plausível, mas se isso virar concorrencia por empresas, concerteza irá virar mercado e o governo como sempre nunca controla as coisas direito, pelo menos em relação ao desmatamento, não irá ter controle disso também.

    José Carlos P. F. Jr. 2°EDI A

    ResponderExcluir
  19. É uma otima alternativa sem dúvidas .
    Lucas Lacerda 1 EDI A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.