quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Saiba mais sobre o conceito de redes inteligentes (smart grid) | MundoGEO

Saiba mais sobre o conceito de redes inteligentes (smart grid) | MundoGEO



Existe uma grande expectativa quanto à conclusão, pelo Ministério de Minas e Energia, do Plano Nacional de Smart Grid. Este é sem dúvida um tema de grande importãncia.

Ao visitar um amigo em seu carro elétrico, e conectando-o à tomada para recarregar a bateria: embora esteja na casa do amigo, a energia de recarga será debitada na sua conta de luz e não na do amigo. De sua mesa de trabalho, você liga o ar condicionado de sua casa para já encontrar a temperatura que deseja. A energia excedente, gerada pelo painel fotovoltaico de sua casa, é automaticamente injetada na rede de distribuição.

Um equipamento da rede elétrica começa a apresentar problemas de desempenho; estes são automaticamente identificados e a solução apontada antes que a energia seja interrompida. A rede elétrica falha por alguma razão: os próprios equipamentos da rede interagem de forma a isolar o problema e restaurar a energia para o maior número possível de consumidores, sem necessidade de interferência humana.

11 comentários:

  1. Fazendo um apanhado geral, em relação a grande parte dos artigos postados neste blog, podemos facilmente concluir que o ser humano não tem limites para a criação e aperçoamento dessas para o benefício de todos. Claro que algumas idéias parecem inviaveis mas, através delas alguém providência algumas mudanças e ou adaptações, afim de torná-las praticaveis. Isso é ótimo.


    GILBERTO nº 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  2. Daqui mais uns tempos seremos como os Jetsons hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais a tecnologia vem ai para nos ajudar em tudo que tem direito. Uma ótima e interessante ideia. JETSONS²

    ResponderExcluir
  4. Realmente o ser humano é capaz de fazer grandes coisas,cada vez mais as coisas vão avançando para o benefício das pessoas .. isso é ótimo para nós .

    Augusto
    2° EDI B n° 07

    ResponderExcluir
  5. O que limita o ser humano é sua capacidade de sonhar; portanto, com imaginação, não há fim ou limites.

    PAULO PENA 2º EDI A

    ResponderExcluir
  6. Espero que isso chegue logo, pois iria adorar, agora essa energia excedente, gerada pelo painel fotovoltaico da minha casa, é automaticamente injetada na rede de distribuição da rua??!! pois se for assim, deveriamos ter descontos em impostos ou sei lá, mas muito legal a idéia :D

    José Carlos Pereira Ferreira Junior 2° EDI A

    ResponderExcluir
  7. Muito importante a conscientização e o conhecimento dessa tecnologia pela população, já que parece que teremos por volta do final de 2012 o início da instalação de novos relógios inteligentes, como Sete Lagoas deveriam existir já outras cidades em teste!!!

    Nesse site tem as datas de alguns workshop e palestras sobre smart grid
    http://www.smartgrid.com.br/

    Clayton Coelho nº08 2º edi A

    ResponderExcluir
  8. interessante, pois se a tecnologia pode estar disponível porque não usar?!

    Ícaro Andrade nº19 2ºEdi A

    ResponderExcluir
  9. Apesar de nao entender muito bem como funciona esse sistema, achei a ideia muito muito legal, e é incrivel onde o seu humano pode chegar, usando a tecnologia cada vez mais a seu favor.

    Bruno Pellicciotti Albuquerque nº6 2ºedi A

    ResponderExcluir
  10. °_° MUITO ASSUSTADOR O QUE O SER HUMANO PODE CRIAR, DAQUI A POUCO IRÃO USAR NANOROBOS PARA OS REPAROS FISÍCOS NA REDE ELÉTRICA, DEPOIS DISSO NÃO DUVIDO NADA

    ANDERSON LIMA SOLARES 2°EDI A N°3

    ResponderExcluir
  11. No futuro nao existira mais aquela pessoa que faz tudo ou resolvera o problema pois a tecnologia nao dara chances para ela , so de pagar a energia que usou do seu amigo. Helio ricardo 2ºedi-A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.