terça-feira, 11 de outubro de 2011

Patentes

Patentes

Nélio José Nicolai, 58 anos, criou uma série de tecnologias telefônicas que rapidamente o guindaram à condição de gênio. Em 1982, Nicolai inventou um aparelho para identificar o número do telefone que estava chamando outro. Batizou-o de Bina (sigla para B Identifica o Número de A). Parecia coisa de maluco, mas com o tempo a invenção se tornou um revolucionário instrumento da telefonia e se difundiu pelo mundo.

Também é invenção de Nicolai a tecnologia do Salto (Sinal de Advertência para Linha Telefônica Ocupada), ouvido durante a conversa telefônica e que anuncia que alguém está ligando. Todas as grandes telefônicas do planeta dispõem desse serviço. Nenhuma paga royalties ao brasileiro.

Todas essas novidades, lançadas ao longo de 15 anos, deveriam ter transformado Nicolai num Bill Gates nacional. Não só pela genialidade, mas pela fortuna que poderiam ter lhe rendido. Mas nada disso aconteceu. Nicolai é um homem desconhecido de classe média. Sua situação financeira o impede até mesmo de desenvolver outras idéias. Ele inventou, por exemplo, uma geladeira transversal, de várias portas, que pode ser pendurada na parede da cozinha como um armário. A idéia é tão simples quanto revolucionária.

12 comentários:

  1. Trágica a forma com que o Brasil se porta diante de situações como essa. Não se oferece nenhum tipo de respaldo/incentivo aos nossos "gênios". Vivemos em um país de valores inversos.

    ResponderExcluir
  2. Não me parece que um cidadão tão inteligente possa ser tão ingênuo. Acredito que seja um problema do nosso país que esquece de valorizar e divulgar quem realmente merece.

    GILBERTO nº 15 2º EDI A

    ResponderExcluir
  3. como diz a música: "se farinha fosse americana mandioca importada banquete de bacana era farinhada".

    ResponderExcluir
  4. É um problema nosso pais não dar o valor e os créditos a quem realmente merece .
    Lucas Lacerda 1 EDI A

    ResponderExcluir
  5. É triste ver que temos mentes brilhantes e que não são valorizadas . Deveríamos dar mais valor aos nossos e investir nos mesmos.

    Augusto 2°EDI B n° 07

    ResponderExcluir
  6. Brasileiro genio, isto é fácil de encontrar. Brasileiros que defendam seus genios, bem, isto é algo mais raro que dinheiro abandonado numa calçada da Avenida Paulista.

    PAULO PENA 2º EDI A

    ResponderExcluir
  7. Enquanto uns fazem coisas sem utilidade e são super famosos ; outros fazem coisas que seram usadas até o fim dos tempos e não tem nenhum reconhecimento!

    Joao paulo 2° EDI A

    ResponderExcluir
  8. É.....e ta cheio de brasileiros assim, inteligente e que não são reconhecidos, mas aqui no brasil, mesmo se o cara fosse reconhecido, jamais ele ficaria milhonário com invenções, por acaso alguem conhece alguma pessoa que ficou milhonária no brasil com isso, agora se ele fosse político ai sim hein......kkkkk

    José Carlos Pereira Ferreira Junior 2° EDI A

    ResponderExcluir
  9. Enquanto os brasileiros tiverem a cultura de "o que eu vou ganhar agora com isso" acho difícil mudar esse panorama!!

    Clayton Coelho nº08 2º edi A

    ResponderExcluir
  10. realmente triste isso, pois como um gênio não é valorizado? só no Brasil isso acontece mesmo.

    Ícaro Andrade nº19 2ºEdi A

    ResponderExcluir
  11. é triste ver uma história como esta, que, além do inventor não ter recebido NADA por suas grandes invenções, por conta disso ele não tem condições de bancar suas novas pesquisas, assim, prejudicando não só ele, mas sim todos que se beneficiariam com suas novas invenções. E mais triste ainda, é ver que as empresas usam e abusam de suas invenções, e não tem o minimo de descencia de dar creditos a quem realmente merece!

    Bruno Pellicciotti Albuquerque Nº6 2º edi A

    ResponderExcluir
  12. Se naquela epoca era assim hoje imaginem , quando se tem uma ideia nao se faz ou fala antes de coloca-la em papel e registra-la . o steve jones foi uma prova disso malcarater. Helio ricardo 2ºEdi-A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.